Paralisação de três agências em Londrina cobra proposta decente dos bancos
23 de agosto 2022
Nesta terça-feira (23/08), o Sindicato de Londrina está retardando a abertura de três agências, até às 12h, no Dia Nacional de Luta d@s Bancári@s por uma proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) que contemple os anseios da categoria.
Os protestos contra a tentativa de arrocho nos salários, tíquetes e na PLR (Participação nos Lucros e ou Resultados) estão ocorrendo na agência Willie Davids, do Bradesco, Santander Banespa e Itaú Ouro Verde, localizadas no centro de Londrina.
Segundo o presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco, que estará participando da rodada de negociação desta terça (23) entre o Comando Nacional d@s Bancári@s e a Fenaban, a partir das 14h, em São Paulo, as paralisações servem de alerta para os bancos de que se não tiver proposta decente a categoria vai deflagrar greve por tempo indeterminado.
“Não podemos aceitar o reajuste nos salários abaixo da inflação e nem mesmo no VA e no VR sabendo que só os cinco maiores bancos do País tiveram juntos um lucro de R$ 56,5 bilhões no primeiro semestre de deste ano. Tudo subiu muito nos últimos tempos e sem a correção dos valores os bancários e suas famílias vão passar necessidades”, argumenta.
Felipe lembra que na proposta apresentada pela Fenaban ao Comando também está previsto o congelamento da PLR, sem levar em conta que ao longo dos anos os valores distribuídos para a categoria vêm caindo, ao mesmo tempo em que os lucros não param de crescer.
Por Armando Duarte Jr.