Assembleia virtual para votar propostas dos bancos termina às 18h59
01 de setembro 2022
Assembleias da categoria bancária iniciadas na noite de quarta-feira (31/08), em todo o País, estarão abertas até às 18h59 desta quinta-feira (1º/09) para deliberar a respeito da proposta apresentada pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), referente à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) 2022 e 2023.
Também estão em votação as propostas para os ACTs (Acordos Coletivos de Trabalho) do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que foram negociadas pelas Comissões dessas duas instituições financeiras na quarta-feira (31).
O Comando Nacional d@s Bancári@s, bem como a CEBB (Comissão de Empresa dos Funcionários do BB) e a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) da Caixa, orientam a aprovação das propostas. Em caso de rejeição nas Assembleias, a categoria deverá definir os próximos encaminhamentos da Campanha Nacional 2022.
Quando vem a PLR?
Esta é a pergunta mais frequente feita pela categoria no momento. Pelo texto da CCT, os bancos têm até o dia 30/9 para fazer a antecipação da PLR. Mas, durante as negociações, a Fenaban disse que, se as propostas forem aprovadas pelas assembleias e o acordo for assinado até 2/9, muitos bancos efetuarão o pagamento até o dia 9/9. Então, BoraAprovar o Acordo!
Participe!
As Assembleias estão sendo realizadas pelo link https://bancarios.votabem.com.br/, que estará disponibilizado no site www.vidabancaria.com.br até às 18h59 desta quinta-feira (1/09).
O presidente do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária no Comando Nacional d@s Bancári@s, Felipe Pacheco, afirma que diante da postura intransigente da Fenaban na mesa de negociações a proposta fechada contemplou praticamente todas as reivindicações da categoria e resultou em alguns avanços, como o aumento acima da inflação para os vales alimentação e refeição e um canal para que o movimento sindical discuta as metas impostas pelos bancos.
“Conseguimos também a manutenção de todos os direitos na CCT 2020/2022, que tinha vigência até ontem (31/08), o que é de extrema importância, já que não existe mais a ultratividade, que era um mecanismo que garantia a renovação dos direitos até que fossem finalizadas as negociações da Campanha Salarial”, aponta.
Principais pontos da proposta
- reajuste de 8% nos salários
-aumento de 10% nos vales alimentação (VA) e refeição (VR), além de um abono de R$ 1.000,00 em vale alimentação, a ser creditado até outubro/2022
- PLR: reajuste de 13% para a parcela adicional neste ano
- para 2023: aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) nos salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.
Por Armando Duarte Jr.