Sindicato recupera mais de R$ 1,4 milhão em direitos do tíquete-alimentação da Caixa

Capa da Notícia

02 de dezembro 2015


Bancária da Caixa com o cheque referente aos seus direitos,
com a presidenta do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, o secretário jurídico, Cesar Caldana, e a diretora Nagila Slaibi

O Sindicato de Londrina, através da assessoria jurídica, prestada pela Advocacia Scalassara, repassou ontem (1º/12), direitos a 20 empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal, que atuaram na agência de Cambé, referentes ao tíquete-alimentação.

Esta é uma das ações coletivas ajuizadas pelo Sindicato em 2008, que busca integrar aos salários os valores que dizem respeito à cesta alimentação, gerando os reflexos previstos na legislação, na forma como a Caixa praticava até 31/08/1987. A partir desta data, o banco passou a fazer o repasse deste direito, conforme passou estabelecer cláusula no Acordo Coletivo de Trabalho, que previa, inclusive, a natureza indenizatória do benefício.

“Esta ação representa hoje uma grande conquista para os empregados da Caixa, muitos deles já aposentados. Os substituídos nesta ação, que gerou um montante de R$ 1.440.233,12, receberão valores que dizem respeito às diferenças nas contribuições para o INSS e ao FGTS”, explica Nagila Hassan Slaibi, diretora do Sindicato de Londrina.

As demais ações coletivas ajuizadas pelo Sindicato junto à Justiça do Trabalho com este mesmo objetivo ainda estão em tramitação, aguardando julgamento.

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR