Ratinho Jr. quer privatizar gestão dos Hospitais Universitários do Paraná
05 de dezembro 2022
O governador Ratinho Jr. (PSD), enviou no dia 30 de novembro para a Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) o Projeto de Lei 522 de 2022, que dispõe sobre a gestão dos Hospitais Universitários Estaduais no âmbito do Estado. Essa matéria integra o “pacote de maldades” que Ratinho Jr. lançou após ser reeleito para o cargo nas eleições do dia 2 de outubro, que inclui aumento de impostos, venda do controle acionário da Copel (Companhia Paranaense de Energia) e outras medidas voltadas para incrementar o caixa do Estado.
A intenção do governador é terceirizar a gestão das instituições, da mesma forma como ele pretende fazer com as escolas públicas estaduais, repassando a grupos empresariais, que só visam lucro e irão administrar os recursos para manutenção de serviços que estão sob responsabilidade do Estado, como a Saúde e a Educação.
A Reitoria da UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulgou Nota se manifestando consternada com o PL 522/2022. O documento lembra que em maio deste ano a Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) convocaram os reitores e as direções dos Hospitais Universitários para debater o “Planejamento dos Hospitais Universitários Estaduais” e que até foram constituídos grupos de trabalho para tratar do assunto. Decorridos mais de seis meses, o governo Ratinho Jr. não convocou nenhuma reunião com esses grupos para discutir propostas e agora, no apagar de seu primeiro mandato apresentou esse PL que desconfigura a gestão das instituições.
“Dada a relevância e a dimensão dos serviços prestados pelo HU, é de extrema importância que as especificidades institucionais fossem consideradas na discussão do Projeto de Lei. O Regime de Urgência, solicitado na mensagem do Governador, pode limitar a análise da proposta que não teve a contribuição dos Hospitais Universitários e das Universidades”, destaca a Nota da Reitoria da UEL.
Clique no link para ler a Nota da Reitoria da UEL sobre esse ataque do governo Ratinho Jr.
Para o secretário de Formação do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho, a população, autoridades e empresários do Norte do Paraná, assim como das demais Regiões do Estado precisam se mobilizar para impedir a aprovação desse projeto do governador. “Saúde e Educação não são mercadorias! Os Hospitais Universitários prestam serviços de excelência para a população que utiliza o SUS (Serviço Único de Saúde) e são referência não só no ensino e na pesquisa, como, principalmente, no tratamento de milhares de pacientes do Paraná e de estados vizinhos”, pontua Laurito, avaliando que com essa medida o governador está fugindo da sua responsabilidade enquanto gestor de serviços essenciais para os paranaenses.
Por Armando Duarte Jr.