Quem entregar declaração do IR até 10/05 terá prioridade na restituição
19 de abril 2023
A Receita Federal tem uma lista de pessoas prioritárias na hora de pagar a restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), formada por idosos com 80 anos ou mais; idosos com 60 anos ou mais; pessoas com deficiência e portadores de doença grave, além de contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e ainda os que optaram por fazer a Declaração pré-preenchida e também quem escolher a restituição por Pix.
Como a lista de prioritários é grande, pela entrada de novos contribuintes que se encaixam no perfil, a chance de receber a restituição logo no primeiro lote de pagamento pode aumentar se além de estar incluído nesse grupo sua declaração for entregue até 10 de maio, apesar do prazo final estar marcado para o dia 31 do mesmo mês.
Ou seja, estar na lista de prioritários não garante o pagamento logo no primeiro lote, pois de acordo com a Receita Federal, o número de contribuintes que será incluído depende do volume que será pago. Por isso, quanto mais cedo a entrega da declaração mais chances terão os que entregarem até 10 de maio. No total mais de 77% das 14,3 milhões de declarações entregues neste ano terão imposto a restituir.
"Se tivermos muitos contribuintes prioritários com restituições altas, teremos menos contemplados. Se tivermos muitos contribuintes prioritários com restituições baixas, teremos mais gente contemplada", explicou a Receita ao jornal Folha de São Paulo.
Vale a pena esperar?
Quem não está precisando do dinheiro imediatamente tem a garantia de que os valores a restituir são corrigidos pela taxa básica de juros da economia, a Selic, hoje em 13,75% ao ano. O índice de correção é definido no mês e divulgado na data do pagamento ou pouco antes dele.
Os cálculos para saber se há imposto a restituir, se o saldo é zerado, ou se é necessário pagar IR são feitos pelo próprio programa de preenchimento e envio da declaração.
Clique aqui para acessar o site da Receita Federal.
Calendário de restituição do IR
Ao todo são cinco lotes, que começarão a ser pagos em maio e continuarão em junho, julho, agosto e vão terminar em 29 de setembro. As restituições são divulgadas no último dia útil de cada mês. A ordem seguirá a relação de contribuintes prioritários e a data de entrega.
Confira as datas do pagamento da restituição
Lote Data do pagamento
1º 31 de maio
2º 30 de junho
3º 31 de julho
4º 31 de agosto
5º 29 de setembro
Fonte: CUT Nacional