Pré-conferência dos Usuários aprova propostas para melhorar a saúde pública
31 de janeiro 2023
O Sindicato de Londrina sediou no último sábado (28/01) a Pré-conferência de Saúde do Subsegmento dos Sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras e Centrais Sindicais, que debateu as demandas da área e apontou propostas a serem encaminhadas ao evento municipal, ao estadual e o nacional.
Participaram dos debates cerca de 30 pessoas, representando bancários, professores e outras categorias profissionais. A vereadora de Londrina, Lenir de Assis (PT), fez parte da mesa na abertura dos trabalhos.
De acordo com o secretário de Formação do Sindicato de Londrina e integrante do Conselho Municipal de Saúde, Laurito Porto de Lira Filho, entre as propostas aprovadas está o combate ao assédio moral no trabalho, problema que mais atinge a categoria bancária nos últimos anos. “Hoje, o assédio moral é um dos principais fatores do elevado número de adoecimento psicológico nos bancários e bancárias. Sabemos que essa é uma prática também é comum no mercado de trabalho de outros setores, por isso entendemos que a prevenção dos danos causados pelo assédio moral deve passar a ser uma política de saúde pública, construída a partir de amplo debate entre representantes do poder público, das empresas e dos trabalhadores”, avalia.
Laurito lembra que outro importante ponto debatido na Pré-conferência foi o fortalecimento do SUS (Serviço Único de Saúde), com o objetivo de reverter os retrocessos e o sucateamento dos serviços destinados às camadas mais vulneráveis da população nos últimos seis anos.
Veja abaixo algumas imagens do evento. A coordenação da mesa ficou a cargo do secretário-geral do Sindicato de Londrina, Dirceu Quinelato e da secretária de Saúde, Eunice Miyamoto.
Principais propostas aprovadas na Prê-conferência:
- Revogar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional 95) conhecida como a PEC do teto de gastos;
- Revisar a tabela de valores do SUS;
- Implantar as residências terapêuticas no município de Londrina;
- Implantação de programas transversais entre as diversas pastas que garantam a visão integral do ser humano, atendendo a definição de saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde), para que a saúde seja compreendida como um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas como ausência de doença ou enfermidade;
- Construção de programa que combata o assédio moral institucional e individual, tanto no setor privado, quanto no setor público, levando em conta que atualmente o assédio é um dos fatores do adoecimento mental dos trabalhadores e trabalhadoras.
Clique aqui para baixar as propostas aprovadas na Pré-conferência.
A 15ª Conferência Municipal de Saúde de Londrina será realizada nos dias 10 e 11 de março no auditório da UNICESUMAR, reunindo as propostas de todos os segmentos (usuários, trabalhadores da saúde, prestadores e gestor público) que serão encaminhadas para a 13ª Conferência Estadual, que ocorrerá em Curitiba no período de 2 a 5 de julho.
Por Armando Duarte Jr.