Mobilização da categoria cobra respeito e nenhum direito a menos
26 de agosto 2024
Com protestos nas agências de diversas cidades do país nesta segunda-feira (26/08), a categoria bancária cobra dos bancos valorização pelo seu trabalho na obtenção de lucros bilionários e mais direitos.
Essa mobilização é uma resposta à postura da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) na mesa geral de negociações, de negar avanços e ainda querer impor reajuste de 85% da inflação acumulada nos últimos 12 meses, além da retirada de direitos.
Entre outros retrocessos pretendidos pela Fenaban está o corte da 13ª Cesta Alimentação; fim do fornecimento dos vales refeição e alimentação às bancárias e aos bancários afastados pelo INSS para tratamento de saúde.
Essa proposta indecente foi rejeitada imediatamente pelo Comando Nacional, que não aceita essa choradeira dos bancos de que o setor está em crise no momento em que os lucros não param de crescer.
Sindicato realizou atividade no Santander
Dirigentes do Sindicato de Londrina no Bradesco da Av. Tiradentes
Diretores do Sindicato de Arapoti se reuniram com funcionários do Bradesco
O protesto também aconteceu na agência do Santander em Londrina
Diretores do Sindicato de Cornélio Procópio no Dia Nacional de Paralisação nos bancos
“Em 2023, os bancos tiveram juntos 145 bilhões de lucro líquido, com rendimento médio de 15% acima da inflação. Só no primeiro semestre deste ano, o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e a Caixa lucraram R$ 60 bilhões. Não dá para falar em crise diante de valores tão exorbitantes”, avalia o presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco.
Segundo Felipe, que é um dos representantes da Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito do Paraná) no Comando Nacional dos Bancários, a categoria precisa ampliar sua força com as atividades de rua e nas redes sociais. “Sem pressão não teremos sucesso na Campanha Nacional. Os bancos só irão atender nossas reivindicações se a gente mostrar que sem aumento real e respeito aos direitos não tem acordo”, explica.
Veja mais imagens das atividade dos Sindicatos do Vida Bancária no Instagram: https://www.instagram.com/seeb.londrina/
Por Armando Duarte Jr.