Defesa da democracia é tema de atos públicos em todo o País nesta quinta (11)
11 de agosto 2022
Milhões de pessoas estarão nas ruas nesta quinta-feira (11/08) em apoio à “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, uma iniciativa da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) para combater os ataques ao sistema eleitoral e às instituições do País que vêm sendo feitos constantemente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
A mobilização nacional é organizada pelas Centrais Sindicais, partidos de oposição ao governo federal, entidades sociais, estudantis e diversos artistas e a principal concentração ocorrerá às 11h, no campus da USP em São Paulo, com a leitura da Carta.
Assista o vídeo com o apoio de artistas aos atos do dia 11/08:
Em Londrina, serão realizados dois atos, sendo o primeiro, às 10h, na praça do CECA (Centro de Educação Comunicação e Artes) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), e outro às 17h, no Calçadão da cidade, em frente à agência do Banco do Brasil.
A Carta às Brasileiras e Brasileiros já recebeu mais de 800 mil assinaturas e seu texto relembra o documento elaborado em agosto de 1977 pelo então professor de Direito da USP, Goffredo da Silva Telles Junior, denunciando a ilegitimidade do governo militar e o estado de exceção pelo qual passava o País, necessitando urgentemente do reestabelecimento do Estado de Direito e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
“Da mesma forma como ocorreu durante a ditadura militar, o Brasil precisa se unir para defender a democracia e as eleições livres. Nosso sistema eleitoral é reconhecido no mundo inteiro por sua agilidade e confiança, mas para que a vontade do povo nas urnas seja respeitada é imprescindível preservar as instituições e a ordem constitucional’, afirma o presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco.
Por Armando Duarte Jr.