Comunidade de Londrina é contra a privatização de espaços públicos
21 de agosto 2023
Coletivos de entidades e a população de Londrina em geral está mobilizada para impedir a aprovação do PL (Projeto de Lei) 203/2021, que privatiza os espaços públicos da cidade. Essa matéria é de autoria do vereador Madureira, empresário do ramo de academias, e prevê autorização de parcerias com a Prefeitura para exploração de praças, parques, campos e outros locais públicos por associações, que poderão, inclusive, cobrar entrada das pessoas.
Para defender o direito de os londrinenses de utilizar esses locais gratuitamente, nesta segunda-feira (21/08) está sendo feita uma manifestação em frente à Prefeitura de Londrina e mobilização nas redes sociais com o compartilhamento das hashtags #nãoaopl203 e #nãoaopldomadureira. No domingo (20), foi realizado protesto no Conjunto Vista Bela, denunciando o projeto do vereador Madureira.
Para o secretário de Formação do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho, a Prefeitura tem a obrigação e o dever de zelar e fazer melhorias nos espaços públicos para que sejam utilizados gratuitamente pela população. “As praças, jardins e parques são patrimônio da população, que paga impostos e tem todo direito de utilizar esses espaços para seus momentos de lazer, para praticar atividades físicas, passear, descansar ou bater papo com familiares e amigos. Precisamos impedir a aprovação do PL 203 e qualquer tentativa de privatização de bens públicos, porque a praça é do povo”, ressalta Laurito.
Laurito lembra que no caso de um bairro que tenha mais de uma associação ou coletivo, aquele que ganhar a "parceira" com a Prefeitura poderá instituir a cobrança para uso do local ou reservá-lo para a realização de atividades apenas para os seus associados. "Neste caso, o espaço público estará reservado para um determinado grupo e não para toda a sociedade", acrescenta.
Nesta segunda-feira será realizada na Câmara Municipal de Londrina Audiência Pública para discutir esse Projeto de Lei, a partir das 20h30.
Existe também um abaixo-assinado na internet em que londrinenses podem se manifestar contra o PL 203/2021. Para assinar acesse o link https://forms.gle/inzQ2zkdRPRiZC36A
Por Armando Duarte Jr.