Brasileiros tomam as ruas do País em defesa de eleições livres
12 de agosto 2022
O dia 11 de agosto de 2022 foi um marco pela Democracia no Brasil, com manifestações realizadas em diversas cidades em defesa do sistema eleitoral vigente e com a leitura da Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado de Direito.
O ato principal foi realizado na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), onde o documento foi elaborado, com a participação de estudantes, professores, magistrados, empresários, sindicalistas e ativistas sociais.
Na abertura, a presidenta do Centro Acadêmico 11 de Agosto, Manuela de Morais Ramos, ressaltou a importância do momento para a sociedade brasileira, dizendo que “não queremos a democracia da fome, a democracia das chacinas e a dos ricos. Queremos a democracia da diversidade, dos trabalhadores, uma democracia real”.
Na capital de São Paulo, mais de 10 mil pessoas se reuniram na atividade organizada pela CUT e demais Centrais Sindicais em conjunto com movimentos sociais, partidos políticos, e organizações estudantis e populares.
Em Londrina, o Ato Público Unitário também teve a participação de sindicalistas, estudantes, partidos políticos e populares, que após discursos no Calçadão fizeram uma caminhada em defesa da democracia e eleições livres.
Para o secretário de Formação do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho, o eco das ruas deste dia 11 de agosto precisa alcançar toda a população brasileira para evitar o retrocesso. “As eleições estão aí e é nas urnas que iremos mudar os rumos do nosso País, restabelecendo não só a democracia, mas também as políticas públicas e a dignidade do nosso povo, com mais recursos para a Educação, Saúde e Seguridade social, além de investimentos na criação de mais empregos e elevação da renda dos trabalhadores”, aponta.
[caption id="attachment_15415" align="aligncenter" width="686"] A Carta aos Brasileiros foi lida na Faculdade de Direito da USP e em diversas cidades do País[/caption]
[caption id="attachment_15418" align="aligncenter" width="750"] Em Londrina, o ato pela democracia foi realizado no Calçadão[/caption]
[caption id="attachment_15417" align="aligncenter" width="750"] Dirigentes do Sindicato de Londrina também participaram da atividade por eleições livres[/caption]
[caption id="attachment_15419" align="aligncenter" width="751"] O dia 11 de agosto de 2022 marcou a história em defesa da democracia no Brasil[/caption]
Por Armando Duarte Jr.