BB anuncia pacote emergencial para funcionários e clientes gaúchos
10 de maio 2024
O Banco do Brasil
anunciou um pacote emergencial para ajudar os trabalhadores da empresa,
incluindo os terceirizados, e clientes atingidos pela tragédia ambiental que
assola o Rio Grande do Sul.
Dados iniciais do banco são de que 181 de trabalhadores (107 funcionários e 74
terceirizados) foram impactados pelas inundações no estado. “Mas esses números
estão crescendo, a cada dia, então ainda não é possível determinar o número
certo”, explicou Priscila Aguirres, representante da Fetrafi-RS (Federação dos
Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul)
na CEBB (Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil).
“Esse é um momento muito grave, que os nossos colegas gaúchos estão
enfrentando, por causa de uma crise climática sem precedentes na história da
humanidade. É muito importante a atuação de todas as entidades, sobretudo do
BB, como banco público fundamental ao desenvolvimento”, avaliou a coordenadora
da CEBB e dirigente da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do
Ramo Financeiro), Fernanda Lopes.
As medidas anunciadas para os trabalhadores foram:
1. Reforço no
atendimento das redes da Gepes (gestão de pessoas), com prioridade aos
funcionários do Rio Grande do Sul;
2. Liberação do PAS (Programa de Assistência Social), um mecanismo de crédito
do banco, voltado aos funcionários;
3. Flexibilização de antecipação de férias para os trabalhadores do Rio Grande
do Sul, em caso de solicitação pelo próprio funcionário;
4. Abono 478, mecanismo interno para justificar as faltas em situações
específicas, nesse caso por causa da situação de calamidade pública. Essa
proposta também inclui a possibilidade do home office;
5. Flexibilização do trabalho remoto;
6. Adição de funcionários de outras localidades do país como reforço nas
dependências do RS;
7. Substituição de todas as funções gerenciais, em dependências do RS, para
compor um comitê, com objetivo de estruturar e atender melhor as demandas.
8. Adiantamento salarial, considerando a margem consignável de cada funcionário.
“Para o movimento sindical esse pacote mostra, por parte do banco, boa vontade
em responder à situação crítica enfrentada pelos trabalhadores e seus
familiares no estado. Nós entendemos que são medidas iniciais e o banco já se
apresentou aberto para reformular e ampliá-las, conforme houver necessidade. O
que para nós é fundamental é incluir todos, funcionários e terceirizados. Temos
colegas que perderam tudo e não terão condições de se reerguer no curto ou no
médio prazo”, destacou Priscila Aguirres.
Na quinta-feira (9), a presidenta do BB, Tarciana Medeiros, anunciou que o
banco irá alocar mais de R$ 50 milhões em apoio aos clientes, por meio da FBB (Fundação
Banco do Brasil). “Essa notícia é muito importante. Mas precisamos também de
recursos direcionado para os funcionários e terceirizados, esses últimos estão
ainda mais descobertos, porque não têm acesso nem ao PAS”, ressaltou a
dirigente do Rio Grande do Sul.
Priscila destacou também que algumas medidas precisarão ser implementadas por
um prazo longo, tendo em vista os balanços iniciais de que a população gaúcha
levará muito tempo para se recuperar. “A medida 7, por exemplo, de substituição
das funções gerenciai para compor um comitê, entendemos como muito necessária,
principalmente nos locais com poucos funcionários. Inclusive, deveria ser
permanente”, observou.
Além do pacote, que ficará em funcionamento enquanto vigorar no estado o
decreto de calamidade pública, o banco adiantou para esta sexta-feira (10) os
benefícios alimentação/refeição e cesta alimentação de junho aos trabalhadores
do RS.
Comunicação
O banco também
apresentou medidas de comunicação interna, que incluem (1) SMS aos
funcionários, para divulgação de contatos da Gepes Atendimento; (2) uso do
aplicativo do BB como geolocalizador, para divulgação de telefone da Gepes
Atendimento aos funcionários do RS; (3) e orientação para administradores de
funcionários em férias no RS.
A empresa ainda destacou que manterá os sindicatos do Rio Grande do Sul
informados sobre a implementação das ações já anunciadas no pacote e também
sobre novas ações que forem necessárias no decorrer do estado de calamidade.
Campanhas de doação
Para dar apoio mais
apoio neste momento, unidades da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil)
foram mobilizadas: oito delas para acolher os desabrigados e 16 para receber a
doação de alimentos, água, roupas e produtos de limpeza na região, entre elas
as AABBs de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, São Jerônimo e Ijuí.
O banco também está ajudando na divulgação dos canais de doação, entre eles
o PIX Solidário RS ([email protected]), organizado pelos
trabalhadores para distribuir aos colegas, sejam funcionários ou terceirizados.
Outra chave Pix também divulgada é a [email protected],
criada pelo BB e pela Fundação BB.
Para clientes
Por fim, o BB
anunciou medidas para os clientes do RS. São elas:
1. Carência de até seis meses para a primeira parcela do BB Crédito Consignado
ou do BB Crédito Salário;
2. Micro e pequenas empresas atingidas terão acesso a crédito com linhas
governamentais próprias, além de renegociação de dívidas com condições
diferenciadas;
3. Empresas dos municípios atingidos contarão com linhas de repactuação com
prazos de 30, 36 e 48 meses, nas operações convencionais, ou até 72 meses para
as contratações via Pronamp.
Fonte: Contraf-CUT