15º CECUT aprova propostas de lutas para a Classe Trabalhadora
31 de julho 2023
Com a participação de mais de 250 delegadas e delegados, representando diversas categoriais profissionais do Paraná, foi realizado de 28 a 30/07, em Praia de Leste, o 15º CECUT (Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores).
O evento teve o tema “Lutas, Direitos e Democracia – Que transformam vidas! Contra todas as formas de violência” e foi iniciado com análise de conjuntura econômica e política, debateu propostas para incrementar as ferramentas de comunicação do movimento sindical, desafios nas políticas públicas de inclusão social para mulheres, LGBTQIA+ e negros, além do avanço do capital sobre os direitos do trabalhador, o que vem exigindo uma reestruturação no modo de atuação dos Sindicatos.
Após os debates foi aprovado o texto base que norteará os projetos e programas a serem desenvolvidos pela entidade, Federações e Sindicatos filiados com objetivo de buscar avanços para a Classe Trabalhadora. As propostas do CECUT-PR serão encaminhadas para o 14º CONCUT (Congresso Nacional da CUT), que será realizado de 18 a 23/10, em São Paulo.
No final do 15º CECUT foi eleita a direção da entidade, sendo reeleito o atual presidente da CUT/PR, Márcio Kieller. A secretária de Saúde do Sindicato de Londrina, Eunice Miyamoto, também foi reeleita para comandar a Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT/PR.
Delegados e delegadas presentes ao evento aprovaram ainda moções e propostas relacionadas a temas como saúde, pela imediata implementação do Piso Nacional da Enfermagem, segurança pública, contra a privatização da Copel e a intimidação dos funcionários e por um projeto de educação mais humanizado, com a revogação da aprovação do novo Ensino Médio. Outra moção do evento homenageou Marcelo Arruda, assassinado por um bolsonarista no final de 2022, pouco antes das eleições, durante a comemoração da festa de seu aniversário. Marcelo era dirigente do movimento sindical em Foz do Iguaçu.
[caption id="attachment_19016" align="aligncenter" width="750"] O secretário de Formação do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho, alertou sobre a importância das redes sociais[/caption]
[caption id="attachment_19017" align="aligncenter" width="750"] O bancário Márcio Kieller foi reeleito presidente da CUT/Paraná[/caption]
Leia mais sobre o 15º CECUTPR nos links:
- Lutas do passado, presente e futuro são os destaques da abertura do 15º CECUT-PR
- CECUT-PR: A militância e a comunicação no repasse da informação segura
- O avanço do capital sobre o social invisibiliza trabalhadores
- Análise da conjuntura foi o tema do primeiro debate do 15º CECUT-PR
- A humanização das políticas públicas para inclusão das mulheres, LGBTQIA+ e de raça
Fonte: CUT/PR