Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Contraf CUT promove Atividade Formativa sobre CCTs e ACTs

A Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) reabriu as inscrições para a Atividade Formativa sobre as CCTs (Convenções Coletivas de Trabalho) e os ACTs (Acordos Coletivos de Trabalho) dos bancários. O evento, em especial voltado a dirigentes sindicais, será realizado na segunda-feira (11/12), das 19h às 22h, de forma online. O número de vagas saltou de 300 para 500.

A categoria celebra mais de três décadas de sua primeira CCT, assinada em 1992. O evento, organizado pelas Secretarias de Formação Sindical e de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, fará uma abordagem histórica da negociação, articulada nacionalmente, da categoria, com conteúdo que engloba aspectos jurídicos sobre processos negociais coletivos, com recorte sobre as pautas em tramitação nas cortes superiores e no STF (Supremo Tribunal Federal).

Cláusulas da CCT e dos ACTs, em especial aquelas que tratam da Contribuição Negocial e da compensação de gratificação, serão analisadas dentro da atual conjuntura política e jurídica, com foco no debate que ocorre entre Centrais Sindicais, entidades patronais e os órgãos do governo.

Como pontua o secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Lourival Rodrigues, “a CCT é o principal instrumento de garantia dos direitos da categoria bancária, conquistados ao longo de décadas, numa luta coletiva que é referência para o movimento sindical brasileiro como exemplo de organização. Por isso, esta Atividade Formativa tem tanta importância”.

Para o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, “exatamente por entregar essa perspectiva histórica, além de subsídios para o fortalecimento da luta, que nos permitem examinar todo o processo de estruturação da negociação coletiva, muito exitosa, de uma das categorias mais fortes do país, a Atividade Formativa tem despertado tanto interesse das entidades sindicais”.

link para inscrições ao evento foi enviado pela Contraf-CUT aos Sindicatos.

Leia também:

 Atividade formativa aborda três décadas da CCT dos bancários

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

0/100

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]